3rd Symposium 'Formal Methods in Architecture 2015

3rd Symposium 'Formal Methods in Architecture' 2015

30 de Novembro a 2 de Dezembro 2015

3.ª edição do Simpósio bienal dedicado a métodos formais em Arquitectura
site do symposium

Motivação

O objectivo central do encontro é criar bases para estabelecer uma participação estável da ESAP nas estruturas nacionais e internacionais de investigação na área dos métodos formais em Arquitectura, ou seja, nas metodologias provindas das ciências lógico-dedutivas.
Desde a milenar geometria até às actuais gramáticas da forma, serão apresentadas várias aproximações formais à actividade arquitectónica, com os seus diferentes pontos de vista, domínios de aplicação, grau de abstracção e formalização, objectivos declarados e conseguidos, os seus sucessos mas também os seus problemas, entendida a arquitectura como actividade tecnológica mas também artística. Tentar-se-á promover a utilização dos métodos formais na criação de linguagens explicitas de resolução de problemas em Arquitectura, problemas esses os mais diversos - representação, teoria, crítica, produção, comunicação, etc.
Tentar-se-á também realizar um diálogo com métodos semi-formais e mesmo informais em uso corrente, assim como uma discussão sobre as controvérsias filosóficas e ideológicas em torno do tema da possibilidade e alcance da formalização em arquitectura e arte.
Como nos encontros anteriores, também serão trazidas contribuições de várias aplicações de métodos formais nas outras artes.
Haverá ainda a participação de alunos finalistas, integrada numa cadeira de Seminário de 5.º ano, que possibilitará um contacto mais aprofundado desses alunos com temas de investigação aplicada.

Destinatários

Alunos finalistas do curso de MIA da ESAP
Arquitectos
Arquitectos estagiários
Estudantes de arquitectura
Engenheiros civis
Público em geral