Grupo de Estudos de Arquitectura e Tecnologias

IR: Sérgio Mendes

Acolhe investigações nas áreas onde tem particular presença a complementaridade entre a arquitetura e as disciplinas de carácter tecnológico/formal a ela associadas.

Áreas temáticas:

Métodos Formais
Coordenador: Franklim Morais

O domínio de actividade do grupo é o dos métodos formais em Arquitectura (entendida a arquitectura como actividade tecnológica mas também artística), ou seja, todas as áreas de aplicação de metodologias provindas das ciências lógico-dedutivas, especialmente as que têm tido acentuados desenvolvimentos recentes, como as shape grammars, as space syntaxes, as ontologias arquitectónicas, etc. De alguma forma, mas sem esquecer as suas ligações profundas, ficam fora de radar as áreas das aplicações das ciências lógico-dedutivas mais históricas e estabelecidas, como as geometrias tradicionais, e também os desenvolvimentos matemáticos sob a actual alçada das engenharias ligadas à edificação. Os métodos formais aplicam-se na resolução de problemas em Arquitectura, problemas esses os mais diversos - representação, teoria, crítica, produção, comunicação, etc.

Sustentabilidade e Património
Coordenador: Joaquim Flores

Esta temática pretende investigar as relações entre o património edificado e as estratégias de sustentabilidade possíveis de obter através da sua preservação. Para além da dimensão ambiental (ex. conservação da energia e dos recursos, redução da poluição atmosférica e do trânsito motorizado) é possível apontar também os aspectos sociais (ex. manutenção da identidade local) e económicos (ex. reutilização de infra-estruturas existentes, e equacionar o património como gerador de recursos)

Tectónica
Coordenador: Sérgio Mendes

A área temática de Tectónica acolhe investigações científicas que abordem a relação entre a arquitectura e os processos construtivo/formais

Projectos activos:

Eficiência energética nos edifícios da CESAP/ESAP

projeto exploratório
(ESAP/2015/P19/DARQ)
IR: Joaquim Flores

Projeto de Sistema de Fixação de Revestimento para Fachadas Ventiladas

(ESAP/2015/P16/DARQ)
IR: Sérgio Mendes

OPO'ArchFormal Methods

IR: Jorge Vieira Vaz